Business Model Canvas – O guia de sobrevivência da sua empresa

Juliana Sampaio
  • By: Juliana Sampaio
  • In: home
  • Posted: dezembro 2, 2018

Por: Lamara Ferreira

Se você está pensando em empreender ou já possui seu negócio, esse post é para você! Pare o que está fazendo, não mexa uns minutinhos no celular e leia com carinho até o final. O sucesso da sua empresa irá agradecer ;D . Chegou a hora de falar sobre uma simples e poderosa ferramenta de planejamento para negócios: o Business Model Canvas.

De acordo com o IBGE, por dois anos o Brasil fechou mais empresas do que abriu. Na mesma perspectiva, temos outro dado que assusta: a cada 10 empresas que abrem, após cinco anos, pelo menos seis delas fecham as portas!

O sentimento que fica ao analisar estes dados tão duros e desanimadores é que eles não combinam com o momento de empreendedorismo que vivemos.

Para todo o canto que olhamos – redes sociais, família, círculos de amizades – vemos pessoas que, diante da crise, resolveram abrir seu próprio negócio e se deram bem.

Muitas delas, inclusive, receberam oportunidades para voltar ao mercado corporativo e rejeitaram. Afinal, é tentadora a liberdade de trabalhar por seus sonhos, colher seus frutos e ser seu próprio chefe. Além disso, contar com a possibilidade de fazer seu horário como quiser é algo cada dia mais valorizado pelos profissionais.

Na mesma época, vimos um Buuuum de startups! Empresas que nunca tínhamos ouvido falar brotaram e ganharam um espaço enorme, engolindo até algumas gigantes do mercado.

 

Mas por que, mesmo com essa onda de empreendedorismo, tantas empresas não dão certo?

 

As causas são as mais diversas possíveis, por exemplo, a crise no país e até mesmo relacionamento entre sócios.

Mas muitos acabam deixando de lado algo básico e muito importante: PLANEJAMENTO! Estamos falando do famoso PLANO DE NEGÓCIOS.

“Mas esse não é aquele documento gigante, que diz como a empresa vai funcionar?”

Já foi assim e a correria do dia a dia até poderia justificar deixar o documento de lado e acabar não fazendo… Mas e se eu te disser que isso é passado e hoje grandes planos de negócios, de poderosas empresas, nascem com apenas uma página?

Isso mesmo! Em uma única página, uma simples folha A4 (ou uma cartolina, ou papel pardo se você quiser fazer grandão e cheio de post-it), você pode pensar e planejar as áreas cruciais para sua empresa funcionar do jeito certo, com planejamento.

Isso é possível e para isto utilizamos o Business Model Canvas.

Pare uns minutinhos para pensar… quantas coisas na nossa vida e no mundo corporativo são planejadas para poderem dar certo? Suas férias, reuniões, encontros, viagens, entrevistas, eventos e até a programação dos programas de TV.

Por que uma empresa, que é onde você deposita seu dinheiro (geralmente valores bem altos), seu tempo e seus sonhos, vai começar sem um plano?

Comece com o pé direito, fazendo seu plano de negócios utilizando estes 5 passos + Business Model Canvas.

 

5 passos necessários antes de começar o Business Model Canvas

 

1 – Crie um evento da construção do Plano de Negócios! Deve ser uma reunião informal, um encontro, com seus sócios ou pessoas chaves da empresa. Se for um negócio novo, ou você sozinho (a), não tem problema! Agende da mesma forma um espaço na sua agenda com dia e hora para se dedicar somente a esta elaboração.

2 – Torne esse momento único, ele não deve ser um compromisso chato. Por isso, inclua um suco gostoso, vinho, cerveja… o que for da sua preferência, para se apreciar enquanto você faz a construção do seu grande plano de negócios;

3 – Torne lúdico! Use a criatividade! Cartolina ou papel pardo, post-it, canetinhas… Igual aos trabalhos de escola que você fazia quando era criança. Eu te garanto que as ideias vão fluir muito melhor! Depois que estiver pronto, você tira foto e digitaliza da forma que achar melhor.

4 – Tenha foco! Em outras palavras, nada de celular, TV ou qualquer outra coisa em paralelo que possa distrair e tirar a atenção.

5 – Após a conclusão do Business Model Canvas, torne ele vivo, acessível e utilizável. Ele deve ser o guia da empresa e estar sempre atualizado. Portanto, nada de gaveta ou mais um documento no seu notebook.

Com estes 5 passos em mente, imprima ou desenhe o Business Model Canvas, conforme ilustrado abaixo:

Business-model-canvas

Planeje o futuro do negócio

 

Antes de escrever o primeiro post-it no Business Model Canvas, é importante refletir em algumas perguntas. Por exemplo:

“Quem somos? O que fazemos? Onde estamos? Qual o nosso propósito? Nosso (s) porquê(s) de existir?”

Faça uma linha em algum lugar do papel e coloque onde a empresa está hoje e como querem estar daqui há dois e cinco anos.

Como, de fato, começar a usar o Business Model Canvas

 

Como vimos na imagem acima, o Business Model Canvas é dividido em nove áreas. Cada uma delas concentra  operações cruciais para o funcionamento e sucesso da empresa.

Agora, vamos conhecer melhor cada uma das áreas do Business Model Canvas e o que precisa ser pensado e debatido antes de colar o 1º post-it.

– Proposta de valor

Primeiramente, tenha claro em sua mente, o que é valor? Imagine o valor, como algo que seu cliente esteja disposto a pagar. Por exemplo, pode ser um cafezinho simples de 2 reais, como um café gourmet com notas de avelã e cacau, por 10 reais. O que o seu cliente está realmente interessado em pagar para ter?

– Segmentos de clientes

Quais os tipos de clientes serão o foco da empresa? Estamos falando, por exemplo, de um público mais jovem, adulto, idoso, estudantes, diretores… Segmento industrial, tecnologia, público, varejo, construção civil…

– Canais

Por onde o cliente te conhecerá, irá comprar e receber o serviço? Loja física, online ou alguma rede social?

– Relacionamento com o consumidor

Como sua empresa irá se relacionar com cada cliente? Manterá contato por algum canal? Fará prospecção, venda e pós-venda de que forma? Como você alcançará seu consumidor e continuará se relacionando?

– Atividades-chave

Quais as atividades principais que te permitem garantir a entrega da sua proposta de valor? O que você vai fazer para entregar o que está propondo para seu cliente?

– Recursos-chave

Quais são os recursos, os meios, que você precisa para realizar as atividades-chave?

– Parceiros-chave

Das atividades-chaves levantadas, quais você irá terceirizar, irá buscar mão de obra/apoio fora da sua empresa? 

– Fontes de Receitas

De que forma (s) você irá obter receita por meio da(s) sua(s) proposta(s) de valor? Como e através de quais meios a receita poderá entrar na sua empresa? Tendo em vista, o que você irá fornecer/vender para seus clientes.

– Custos

São os custos relevantes e básicos para que sua empresa, na estrutura proposta, possa funcionar. Muito importante, levar em conta o tamanho que projetaram neste plano, se você planejou algo grande, leve em consideração este custo e não algo relacionado a um momento diferente, em que a empresa se encontra.

Para deixar mais claro, se planejou tamanho P, então levante os custos para este tamanho, planejou EG, então leve em consideração os custos para este modelo.

 

 

Vinho e Business Model Canvas
Business Model Canvas com uma boa taça de vinho, para o plano de negócios de uma empresa de Engenharia 😉

 

Terminou? Celebrem \o/ Agora vocês têm o seu próprio guia de sobrevivência para a empresa. 

Alinhado com seus sonhos, objetivos, expectativas e, o principal, pensado com carinho em cada área fundamental, para sua empresa possa decolar!

 

 

 

 

Referências:

 

Autora: Lamara Ferreira

Consultora de TI há 8 anos, com foco em implantação de projetos de TI utilizando as práticas ágeis e cultura DevOps. Atuação na definição da arquitetura, mapeamento do fluxo de valor, otimização do tempo das entregas, colaboração entre os times e compartilhamento de conhecimento.

Vivência em diferentes segmentos de mercado, tais como: Startups, Meios de pagamento, Companhia Aérea, Indústria de Cosméticos, Setor Bancário, Telecomunicações, setor de Petróleo/ Gás e Atacado e Varejo.

Certificações: EXIN DevOps Professional; PSM (Professional Scrum Master) e ITIL – Foundation.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lamara-ferreira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *