20_13-de-julho-de-2016

O 5º meetup promovido pela iniciativa global Girls in Tech, no Rio de Janeiro, foi realizado no dia 13 de julho, no Olabi Makerspace em Botafogo. O encontro teve como tema Transmídia, onde Renata Frade, sócia-fundadora da Punch! e membro do Board do Girls in Tech, falou sobre conceitos e dificuldades de pôr em prática essa estratégia de comunicação.

Para abrir o evento, que contou com apoio do Olabi Makerspace e do Senac/RJ, Monique Corrêa, codiretora executiva do Girls in Tech Brazil e cofundadora da PetRoomie, comunidade de compartilhamento de espaço para hospedagem e cuidado de pets, falou sobre a importância de mulheres na liderança de empresas de tecnologia.

“São poucas as mulheres fundadoras ou cofundadoras de empresas de tecnologia, e mesmo em empresas bem sucedidas, poucos sabem do envolvimento de mulheres na sua criação, como é o caso do Flickr e do Evenbrite, por exemplo. Quando pensamos em nossos ídolos, pensamos em homens. Isso tem que mudar”, afirmou Monique.

119_13-de-julho-de-2016A palestra de Renata Frade começou logo em seguida, com perguntas interessadas do público e muita troca de conhecimentos. Transmídia é um conceito popularizado pelo M.I.T, desde o lançamento do livro Cultura da Convergência, de Henry Jenkins. Renata, que já esteve no núcleo de pesquisa desta área no M.I.T e há quase 10 anos vem estudando a evolução do Transmídia: tecnologia – comunicação – interação, comentou, ao final da palestra:

“Nosso meetup no RJ sobre Transmídia para empreendedores tecnológicos foi lindo. Eu gostaria de registrar não só a satisfação em ter falado para uma plateia tão interessada e cheia de perguntas, como os retornos recebidos no fim da apresentação no Olabi de que realmente entenderam um tema complexo que levarão para os seus negócios.”